Quarta, 24 de Julho de 2024
23°

Tempo limpo

Teresina, PI

Cidades Comissão realiza

Comissão realiza escolha dos comendatários da Comenda Juncal 2024 

Comissão realiza escolha dos comendatários da Comenda Juncal 2024 

28/06/2024 às 19h36
Por: Redação
Compartilhe:
Comissão realiza escolha dos comendatários da Comenda Juncal 2024 
Comissão realiza escolha dos comendatários da Comenda Juncal 2024 

Na noite de segunda-feira, 25, foi realizada no auditório da Prefeitura de Piripiri, a reunião da Comissão Comendativa para selecionar os seis comendatários da Comenda Juncal 2024. A solenidade foi presidida pela prefeita Jôve Oliveira Monteiro, acompanhada pelo vice-prefeito Hilton Osório, pelo presidente da Câmara Municipal de Piripiri, Alan Osório, e pelo juiz de direito Dr. Raimundo José Gomes, além de outras autoridades, professores, representantes de entidades militares, civis, religiosas e demais convidados. 

A Comenda Juncal é uma honraria anual e faz parte da programação do aniversário de Piripiri, a escolha dos comendatários tem por base em relevantes serviços prestados à comunidade piripiriense. 

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro fez oficialmente a abertura da solenidade, destacando o propósito da comenda de reconhecer personalidades, piripirienses ou não, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade em diversas áreas. "Representantes da sociedade civil organizada estão aqui para analisar as biografias dos dezesseis indicados e escolher os seis novos comendatários, que serão homenageados no dia 2 de julho, como parte das festividades dos 114 anos de Piripiri", afirmou a prefeita. 

A comissão revisou as biografias dos dezesseis indicados e os dezenove membros votaram para escolher os seis novos comendatários. A contagem de votos foi supervisionada pelo escrutinador escolhido pela comissão, professor Marco Matos, e pelo juiz de direito Dr. Raimundo José Gomes. A ata da reunião foi lavrada pela advogada Dra Nataly Félix.  

Os novos comendatários eleitos foram: Brenno de Sousa Andrade, Carlos Emiliano Pereira, Mária Ágatha Margarete de Rezende Almeida, Maria Izabel Pereira Rodrigues, Laura Rosa de Melo e Maria da Graça Medeiros Benigno de Andrade (in memoriam). 

O presidente da Câmara de Piripiri, Alan Osório, destacou a importância da votação. "Hoje houve a escolha dos nomes da mais importante honraria do Executivo Municipal. Foram apresentados dezesseis excelentes nomes que contribuem e que contribuíram para o desenvolvimento de Piripiri e foram escolhidos pela maioria os seis nomes que serão homenageados no dia 02 de julho", disse o presidente.  

 Para o juiz de direito, Raimundo José Gomes, que participou da votação e da apuração dos votos, os nomes apresentados são todos merecedores. "Participo todos os anos dessa escolha, inclusive como escrutinador. Todos os nomes apresentados são merecedores, mas a lei limita a escolha de seis pessoas, os mais votados são os agraciados com a comenda", explicou.  

O presidente da OAB, subseção de Piripiri, Manoel Inácio, destacou a honra em participar da votação. "Quero destacar a honra de representar a advocacia de Piripiri nessa solenidade. É um momento importante para o município, trata-se da maior honraria do Executivo Municipal. Parabenizo a cada um dos escolhidos", externou.   

O professor Marco Matos agradeceu por mais uma vez participar da solenidade. "Essa é uma homenagem justa para quem prestara serviços para a comunidade piripirienses. Vale lembrar que vemos pessoas de várias camadas sociais, indicadas por cada serviço prestado em áreas diferentes. Foram indicados médicos, farmacêuticos, atletas, cada um dando sua contribuição na construção da história de Piripiri", avaliou o professor.   

Representando a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Piripiri, o diácono Apolinário Cunha, destacou a importância de cada um dos indicados na construção da cidade de Piripiri. "Como representante da paróquia, quero reconhecer o trabalho de cada um dos indicados e dos escolhidos", finalizou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias