Quarta, 24 de Julho de 2024
23°

Tempo limpo

Teresina, PI

Educação II Seminário

II Seminário Municipal do PPAIC em Piripiri destaca práticas de sucesso na alfabetização

II Seminário Municipal do PPAIC em Piripiri destaca práticas de sucesso na alfabetização

03/07/2024 às 19h14
Por: Redação
Compartilhe:
II Seminário Municipal do PPAIC em Piripiri destaca práticas de sucesso na alfabetização
II Seminário Municipal do PPAIC em Piripiri destaca práticas de sucesso na alfabetização

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou o II Seminário Municipal de Boas Práticas do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa) no Memorial Expedito Rezende, nos dias 24 e 25. O evento teve como objetivo conectar, estimular e expandir projetos desenvolvidos por professores da Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização, gestores escolares e mediadores de alfabetização.

O principal propósito foi valorizar as formações continuadas do PPAIC, reconhecendo seu potencial para diversificar, atualizar e dinamizar o trabalho de gestores e docentes em prol da aprendizagem dos estudantes. O PPAIC é uma política estadual que visa garantir que os alunos do Piauí alcancem proficiência em leitura e escrita até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Durante o seminário, foram apresentadas práticas bem-sucedidas por professores do ciclo de alfabetização, gestão escolar e educação infantil. Uma banca examinadora, composta por professores externos à SEDUC, selecionou três práticas que representarão a educação municipal no Seminário PPAIC regional, programado para setembro em Piripiri, foram elas:

1. Modalidade Ciclo de Alfabetização: Professor Eleuton Melo de Araújo da Escola Municipal Cândido José da Silva, Vertentes - Prática: "Aventurando-se no Mundo da Leitura e Escrita".

2. Modalidade Educação Infantil: Professora Jéssica Brito Cerqueira da Escola Municipal Dr. Antenor de Araújo Freitas - Prática: "Explorando Letra a Letra".

3. Modalidade Gestão Escolar: Professora Nayra Lúcia Resende Amaral, Coordenadora Pedagógica no Centro Educativo Municipal Carolina Freitas Lira - Prática: "A Importância da Formação Continuada de Professores".

"Esses dois dias foram dedicados à imersão nas melhores práticas de alfabetização. Este ano foi motivo de aplausos, com uma participação expressiva dos nossos profissionais", declarou Tânia Monteiro, secretária municipal de educação.

Gerson Luma, coordenador municipal do PPAIC, destacou: "Foram dias muito proveitosos, com exposições, discussões e momentos enriquecedores. O trabalho desenvolvido em nossas escolas foi bem representado aqui hoje, todos saíram muito satisfeito", disse o coordenador. 

Roseane Moreira, formadora da 3ª GRE - Gerência Regional de Educação, acrescentou: "As três práticas avaliadas contribuem significativamente para a alfabetização. Piripiri se destaca com práticas reconhecidas em todo o Estado e uma organização exemplar", avaliou. 

Jéssica Cerqueira, professora selecionada pelo seu trabalho em gestão escolar, comentou: "O programa é de extrema importância e a formação continuada é essencial para a aprendizagem dos nossos alunos. O trabalho que desenvolvi é simples e pode ser adotado por qualquer professor", finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias