diuturnamente. Ficamos felizes com o reconhecimento do governador e do secretário à PM-PI, instituição quase bicentenária de muito trabalho em prol dos cidadãos piauienses”, afirmou o militar.
Homenagens e tradições
Durante a solenidade, civis e militares também foram homenageados com diplomas de Amigo da Polícia Militar e de Honra ao Mérito, reforçando a importância do elo entre a polícia e comunidade. O momento também contou com desfiles da tropa e incineração da bandeira antiga e hasteamento solene da bandeira nacional nova, como parte dos ritos tradicionais.
Um dos homenageados foi o juiz titular no município de Batalha, Thiago Aleluia. “É com muita alegria que recebo esse reconhecimento. Já são 13 anos de um trabalho em parceria com a PM-PI, instituição tão importante para a nossa sociedade. Agradeço a todos por essa tamanha honraria”, afirmou o homenageado.
Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira foi estabelecido apenas quatro dias após a Proclamação da República, datada de 15 de novembro de 1889, por meio do decreto-lei nº 4, em reverência a este símbolo nacional tão significativo. Assim, celebrado especificamente em 19 de novembro, representa mais um elemento marcante na consolidação da identidade do Brasil.
Quando uma bandeira brasileira se torna desgastada, suja ou danificada, é crucial substituí-la prontamente por uma nova. A bandeira retirada deve ser entregue a uma unidade militar, responsável por realizar sua incineração no dia 19 de novembro. Este procedimento respeitoso preserva o valor simbólico do emblema nacional.
Mín. 22° Máx. 34°