A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nessa terça-feira (11), uma operação de fiscalização na cidade de Esperantina (PI) para combater a criação ilegal de animais silvestres. A ação foi conduzida em parceria com a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e a Segunda Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Parnaíba (2ª CIPA).
Durante a operação, foram resgatados 14 passeriformes, três papagaios-verdadeiros, duas curicas-jandaias e um macaco-prego. O primata foi encontrado acorrentado, preso com dois cadeados e uma corrente. A ação foi motivada por denúncias da população sobre a manutenção irregular de animais silvestres na região.De acordo com as autoridades, além da repressão ao crime ambiental, a operação teve caráter educativo, com orientações à população sobre os impactos da retirada de animais de seu habitat natural. Os animais resgatados serão submetidos a avaliação veterinária antes de serem reintroduzidos ao meio ambiente.
Ainda segundo a polícia, alguns moradores da região onde os papagaios foram apreendidos entraram em contato, manifestando interesse em devolver voluntariamente outras espécies que mantinham em cativeiro. RevistaAZ
Mín. 22° Máx. 33°