A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), realizou uma caminhada em Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), no bairro Germano, na manhã desta quarta-feira, 14 de maio de 2025.
“Nesta quarta-feira, aqui no CRAS I, foi realizada uma ação que compõe a campanha denominada Faça Bonito, uma campanha em alusão ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Este é um mês para nos lembrarmos do crime hediondo que aconteceu com a menina Araceli Crespo, vítima de assassinato há 50 anos em Vitória – ES, e que permanece símbolo da luta contra esse tipo de violência. Infelizmente, fatos como este seguem acontecendo diariamente em todos os cantos do nosso país com crianças e adolescentes. É um mês para lembrarmos que todos nós temos a ver com isso, que todos nós podemos e devemos proteger crianças e adolescentes, pois esse tipo de violência afeta o crescimento saudável. É um mês para discutirmos nossa responsabilidade enquanto sociedade, como podemos proteger e tudo o que envolve essa temática. Portanto, esta é uma ação importante. Só poderemos proteger se soubermos o que acontece. Além do mais, precisamos estar alertas para novas formas desse tipo de violência, como a virtual, que tem sido cada vez mais frequente, e os pais precisam estar atentos”, explicou Elaine Leitão, superintendente da SETAS.
“O trabalho de hoje é muito relevante. O 50º aniversário do 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate à Exploração de Crianças, é emblemático para todos. Esta caminhada é de conscientização e mobilização pelas ruas do bairro Germano. Hoje, não são só os usuários, mas os moradores do bairro que também vieram, e foi tudo muito bom”, disse Joelma Lima, coordenadora do CRAS II.
Francisco Assis, aposentado, participou e comentou: “Tem que respeitar as crianças, e um ato como esse é muito importante, todos têm que vir”.
Lúcia de Souza, aposentada, falou sobre o assunto: “Temos que estar atentos, tenho netos e sempre temos que vigiar”.
Luzia Braga, aposentada, comentou a caminhada: “Muito importante, gostei muito e sempre participo dos eventos aqui, conscientização e alerta para todos”, finalizou.
Mín. 23° Máx. 33°