A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Proteção Integral II, com foco no enfrentamento de crimes cibernéticos relacionados à exploração sexual infantil. A ação, realizada em parceria com a Polícia Civil, cumpre mandados em diversos estados do Brasil, com destaque para o Piauí, onde foram executadas seis ordens judiciais de busca e apreensão.
No estado, três mandados foram cumpridos na cidade de Parnaíba, no litoral, enquanto os outros ocorreram em Teresina e Altos. Ao todo, a operação nacional mobilizou agentes para o cumprimento de 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva contra suspeitos de envolvimento com a produção, armazenamento e compartilhamento de material relacionado à exploração sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com nota oficial da Polícia Federal, o objetivo da operação é fortalecer a atuação conjunta entre forças federais e estaduais no combate à violência sexual infantojuvenil. A investigação mira indivíduos que utilizam ambientes virtuais para praticar crimes contra a dignidade sexual de menores.
Esta é a segunda fase da operação nacional — a Proteção Integral I foi deflagrada em março deste ano. A Polícia Federal reforça o alerta aos pais e responsáveis para que estejam atentos à rotina online das crianças e adolescentes, incentivando o monitoramento e orientação sobre os perigos do ambiente digital.
A ação reforça o compromisso das autoridades na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e na repressão de crimes de abuso sexual, especialmente aqueles cometidos pela internet.
Mín. 23° Máx. 33°