A Câmara Municipal de Piripiri aprovou, nesta terça-feira (20), durante sessão ordinária, a realização de uma audiência pública para discutir a situação do Açude Caldeirão, que neste ano apresenta uma quantidade atípica de plantas aquáticas em sua superfície. O fenômeno pode indicar a presença excessiva de nutrientes na água, como nitrogênio e fósforo, geralmente associados ao despejo de esgoto doméstico e resíduos agrícolas.
A iniciativa da audiência partiu do presidente da Câmara, vereador Euler Monteiro (PDT), que classificou o tema como urgente. “Precisamos discutir esse problema a longo prazo. Dependemos do Açude Caldeirão para abastecimento de água, turismo e pesca. Por isso, é fundamental reunir os entes municipais, estaduais e federais para debater o tema com seriedade”, afirmou o parlamentar.
O ofício propõe a convocação de representantes do Ministério Público Estadual e Federal (MPPI e MPF), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Secretarias de Meio Ambiente do Estado e do Município, Vigilância Sanitária, 3ª Regional de Saúde, Agência de Águas do Piauí, AGESPISA, Prefeitura de Piripiri, além de entidades da sociedade civil como a Associação de Moradores do Caldeirão e Banda, rádios locais, imprensa estadual e municipal, parlamentares, ICMBio e a Secretaria Estadual de Turismo.
A audiência terá como objetivo principal discutir os impactos ambientais, sanitários e socioeconômicos provocados pela situação atual do açude, além de buscar soluções urgentes e sustentáveis em conjunto com a sociedade civil e as autoridades competentes. A data do encontro ainda será definida.
Mín. 23° Máx. 33°