Piripiri promove campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes não imunizados
A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município (SESAM), realizou nesta segunda-feira, 9 de junho de 2025, a Campanha de Resgate dos Não Vacinados contra o HPV. A mobilização aconteceu na Praça da Bandeira e teve como público-alvo adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não haviam iniciado ou completado o esquema vacinal.
“Estamos aqui hoje vacinando jovens vinculados à Rede Estadual de Ensino. São estudantes que ainda não tomaram nenhuma dose ou só receberam a primeira. Essa é uma vacina muito cara na rede particular, e aqui é gratuita. Ela previne o câncer do colo do útero, câncer do pênis, entre outros”, destacou Guilherme Lopes, secretário da SESAM.
A coordenadora do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, Luana Oliveira, também comentou sobre a ação: “Estamos presentes realizando testes rápidos e orientações sobre educação sexual. Estamos falando de saúde sexual com foco em novas tecnologias e prevenção”, afirmou.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também participou do evento. "Aproveitamos esse momento promovido pela SESAM para orientar os jovens e adolescentes sobre o uso do cinto de segurança. Ele é fundamental e deve ser utilizado diariamente”, alertou o inspetor Segundo.
Sara Kamile, estudante da escola Baurélio Mangabeira, também esteve presente na campanha. “Não precisei tomar a vacina, mas gostei muito das informações que recebemos aqui. Achei super válido participar”, comentou.
Sua colega, Najla Rakeli Pereira, também participou da ação e elogiou a iniciativa. “Muito importante! Tomei a vacina e gostei bastante. Muitas falas interessantes sobre a saúde sexual”, afirmou.
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus comum que infecta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível (IST) mais frequente no mundo. A transmissão ocorre pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, geralmente durante relações sexuais. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra os tipos mais perigosos do vírus, que podem causar diversos tipos de câncer.
Mín. 23° Máx. 33°